quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Revisando a pré-história. (1º B).

Para ajudar no desafio de história resolvi fazer um resumo sobre a pré história pontuando algumas características que são muito importantes e podem ser usadas para a elaboração da paródia.

Pré História.
Devemos lembrar que a pré história não pode ser vista como um período da história de pouco desenvolvimento humano, muito pelo contrário a pré história foi um momento de grandes e importantes mudanças para a humanidade, devido a grande gama de novas ocorrências ela é dividida em três partes básicas Paleolítico, Neolítico e Idade dos metais. Esses momentos podem ainda ser subdivididos em duas partes (superior, médio e inferior) dependendo da fonte de pesquisa que foi usada para pesquisa em cada período podemos destacar:


a) Paleolítico Inferior: É o período mais antigo de toda pré-história vai de cerca de 3 milhões de anos a.C até por volta de 250.000 a.C, podemos destacar desse período:
* O homem passa a andar em duas pernas.
* Ocorre o domínio do fogo como meio de proteção e auxílio na caça.
* Foram fabricadas as primeiras armas feitas de pedra (por isso, muitos definem a pré-história como idade da pedra).
* O homem é totalmente nômade e habitas as áreas abertas dos vales de rios nos quais podiam obter água e comida.

b) Paleolítico Médio: Essa definição não é usada nas maiorias dos livros sobre a idade da Pedra, por usar um período muito restrito de tempo, mas vale destacar que nesse recorte de tempo a grande inovação foi o desenvolvimento de outras armas de caça além do machado de mão, a principal delas foi o arco e flecha.

c) Paleolítico Superior: Abrange parte do paleolítico médio e o início do mesolítico, nesse período o ponto mais conhecido foi a arte rupestre (gravuras deixadas nas paredes das cavernas, é daí que vem a expressão "homem da caverna"), dos estudos desse momento foram encontrados importantes utensílios como anzóis, machados de mão e agulhas feitas de ossos. os principais foram:
* Início da Agricultura que levará o homem a ser sedentário.
* Domesticação de animais como o cachorro, as galinhas etc.
* Divisão do trabalho por gênero onde os homens ficavam com a defesa do território e a obtenção de alimentos e as mulheres da criação dos filhos e manutenção da moradia.

representação de como seria a vida nos primeiros assentamentos pré-histórico.

d) Neolítico inferior: Nesse período ocorre o processo de consolidação do sedentarismo do homem com a criação dos primeiros aldeamentos (usarei esse termo não por uma proximidade com as habitações dos nossos nativos, mas por ainda não ter sido desenvolvida uma estrutura de cidade como veremos com os mesopotâmicos e egípcios). Podemos destacar de mais significativo do período:
* Desenvolvimento da cerâmica.
* Ampliação das técnicas de domesticação de animais e de agricultura.
* Técnicas de pastoreio que perduraram na região do Saara até os dias atuais (utilização de sangue e leite de alguns animais ao invés da carne).

e) Neolítico médio: Outro recorte pouco encontrados em livros escolares por estar mais ligado a mudanças climáticas ocorridas no planeta do que propriamente no modo de vida dos homens desse período, podemos destacar apenas o aprimoramento da cerâmica com a utilização das formas globulares.

f) Neolítico Superior: última fase da pré história na qual podemos destacar:
* O surgimento dos primeiros embriões de cidades.
* Grande refinamento da cerâmica com o uso de uma importante técnica de polimento.
* A descoberta de um sistêmico processo de sepultamento dos mortos.
* A articulação de modelos arquitetônicos que seriam os precursores das pirâmides. 

Como uma definição mais aceita da pré-história ela acaba quando os sumérios desenvolveram o primeiro código escrito do qual temos conhecimento (a escrita cuneiforme).

Nenhum comentário:

Postar um comentário