quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Gabarito Provão CEJ - 6º ano.

Provão Históriaia – 6º Ano.
1)      Marvin – Titãs. Meu pai não tinha educação/ Ainda me lembro/ Era um grande coração/ Ganhava a vida/ Com muito suor/ E mesmo assim/ Não podia ser pior/ Pouco dinheiro/ Prá poder pagar/ Todas as contas/ E despesas do lar.../ Mas Deus quis/ Vê-lo no chão/ Com as mãos/ Levantadas pr'o céu/ Implorando perdão/ Chorei!/ Meu pai disse:/ "Boa sorte"/ Com a mão no meu ombro/ Em seu leito de morte/ E disse:/ "Marvin, agora é só você/ E não vai adiantar/ Chorar vai me fazer sofrer".../ E três dias depois de morrer/ Meu pai, eu queria saber/ Mas não botava/ Nem os pés na escola/ Mamãe lembrava/ Disso a toda hora.../ E todo dia/ Antes do sol sair/ Eu trabalhava/ Sem me distrair/ As vezes acho que/ Não vai dar pé/ Eu queria fugir/ Mas onde eu estiver/ Eu sei muito bem/ O que ele quis dizer/ Meu pai, eu me lembro/ Não me deixa esquecer/ Ele disse:/ "Marvin, a vida é prá valer/ Eu fiz o meu melhor/ E o seu destino/ Eu sei de cor".../ -"E então um dia/ Uma forte chuva veio/ E acabou com o trabalho/ De um ano inteiro/ E aos treze anos/ De idade eu sentia/ Todo o peso do mundo/ Em minhas costas/ Eu queria jogar/ Mas perdi a aposta".../ Trabalhava feito/ Um burro nos campos/ Só via carne/ Se roubasse um frango/ Meu pai cuidava/ De toda a família/ Sem perceber/ Segui a mesma trilha/ E toda noite minha mãe orava/ Deus!/ Era em nome da fome/ Que eu roubava/ Dez anos passaram/ Cresceram meus irmãos/ E os anjos levaram/ Minha mãe pelas mãos/ Chorei!/ Meu pai disse:/ "Boa sorte"/ Com a mão no meu ombro/ Em seu leito de morte/ E disse:/ "Marvin, agora é só você/ E não vai adiantar/ Chorar vai me fazer sofrer"/ "Marvin, a vida é prá valer/ Eu fiz o meu melhor/ E o seu destino eu sei de cor"...(2x).
A música que retrata a história de Marvin trabalha um tipo de história que comumente chamamos de:
a)      História Documental.                                                   d) História mitológica.
b)      História Positivista.                                                        e) História oral.
c)       História  instrumental.

2)      Sobre a pré-história foram feitas quatro afirmações durante a aula de história do sexto ano:
I.                    Bárbara afirmou que a pré-história é o período que vai do surgimento da atividade humana até a invenção da escrita.
II.                  Aline disse que além dos relatos escritos outras fontes como objetos, fósseis e todo tipo de produção cultural ajuda a compreender o que chamamos de pré-história.
III.                Livian colocou que a pré-história pode ser dividida em três partes Paleolítico, neolítico e idade dos metais.
IV.                Priscila discordou quando disse que a agricultura surgiu na idade dos metais.
Podemos considerar que estavam certos os alunos.
a)      Bárbara e Aline apenas.
b)      Priscila apenas.
c)       Aline, Livian e Priscila.
d)      Todas estavam corretas.
e)      Todas estavam erradas.

3)      A pirâmide social egípcia retrata ao lado apresenta um erro na sua construção por que:
a)      O faraó não deveria ocupar o topo da pirâmide por ser sagrado.
b)      Os escribas não eram uma parcela da sociedade privilegiada já que todos sabiam ler.
c)       Os camponeses por serem homens livres não podem ficar no mesmo patamar dos escravos.
d)      A pirâmide está errada porque ela deveria ser como a pirâmide medieval.
e)      Os sacerdotes deveriam ser colocados no mesmo patamar dos militares.
4)      Os Hebreus também chamados de Judeus e Israelitas eram nômades que praticavam na primeira fase da sua fundação o pastoreio após se tornarem sedentários foram desenvolver também a agricultura, mas mesmo com sua história sendo repleta de guerras, períodos de cativeiro e escravidão a grande contribuição desse povo está no âmbito religioso, entre todas as contribuições dos hebreus a maior de todas elas foi:
a)      A criação da primeira religião monoteísta que se tem conhecimento no mundo ocidental.
b)      O estabelecimento do primeiro regime teocrático da história.
c)       A aceitação do seu livro sagrado o Al Corão.
d)      O reconhecimento de Davi como o principal rei hebreu.
e)      A instituição da Páscoa e do Natal.

5)      O Islã religião fundada por Maomé desde a sua fundação é a que mais se expande pelo mundo ocidental e oriental, isso ocorre mesmo com seu rígido conjunto de regras, e até podemos dizer que os fundamentos do islamismo ajudam nessa expansão, dentre os cinco fundamentos do islã não podemos citar:
a)      A peregrinação a Meca ao menos uma vez na vida e desde que a pessoa tenha boa condição de saúde e possibilidade financeira.
b)      Rezar quatro vezes por dia voltado para a cidade de Meca.
c)       Acreditar e testemunhar que Allah é o único e verdadeiro Deus.
d)      Jejuar no mês do Ramadã do nascer ao por do sol.
e)      Dar esmolar aos necessitados, promover a caridade.

6)      O império grego foi fundado a partir da união de vários povos entre eles os minoicos, dórios, aqueus e eólios que a partir da diáspora grega e do processo de expansão e conquista de novas terras, o mapa ao lado mostra o império grego no seu apogeu, esse ponto máximo ocorreu no período conhecido como:
a)      Arcaico.                                              c) Homérico.                                     e) Helenístico.
b)      Pré-Homérico.                                    d) Clássico.

7)      Sobre o período clássico da Grécia antiga é correto afirmar que:
a)      Representou o domínio Espartano sobre todo o território.
b)      Péricles foi o grande legislador desse período incentivando a arte e a educação.
c)       Foi o período onde o militarismo foi valorizado para impedir o avanço dos romanos.
d)      Durante o período clássico foram formadas as cidades-estados base da organização política dos gregos.
e)      Consolidou a tirania como principal regime político da Grécia devido à atuação de Sólon.

8)      Os Irmãos Graco foram mais dois romanos que tentaram agir por conta própria pacificamente e acabaram mortos pelos verdadeiros donos de Roma. Esses dois personagens da história da república romana tentaram acabar ou diminuir o poder dos patrícios ao defender o primeiro modelo organizado de:
a)      Divisão de terras com a plebe, o que podemos chamar de “reforma agrária”.
b)      Igualdade tributária, isto é, os patrícios pagariam mais impostos do que os plebeus.
c)       Criação da Lei Canuléia que permitia o casamento inter classes.
d)       Acabar com a escravidão por dividas.
e)      Refazer todo o processo dos plebiscitos.

9)      “Aníbal predisse-o, acreditemos nesse grande homem: Nunca se vencerão os Romanos senão dentro de Roma”. A citação de Jean Racine pode ser encarada como correta quando falamos no fim do império romano por que:
a)      Roma tinha o maior exército da história antiga e nenhum inimigo poderia chegar a sua capital.
b)      Os povos bárbaros não tinha o avanço técnico e cultural para suplantar os romanos.
c)       O crescimento do catolicismo blindou os romanos contra revoltas dentro de suas próprias fronteiras.
d)      O Senado a maior instituição da política romana estava muito bem protegido dentro da cidade eterna.
e)      O fim de Roma começou dentro de suas próprias divisas com a corrupção dos políticos e uma série de revoltas de enfraqueceram o exército e favoreceram o avanço dos povos bárbaros.

10)   Não pode ser considerada uma contribuição dos bárbaros:
a)      A difusão e surgimento de vários idiomas como o inglês e o francês.
b)      O trabalho esmerado com pedras preciosas e a adesão do uso das coroas pelos reis.
c)       O monoteísmo que deu origem ao catolicismo.
d)      O sistema feudal e sua divisão fechada e autônoma.

e)      Surgimento de uma nova cultural misturada aos hábitos romanos.

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